Como ser caminhoneiro: habilitação e cursos

Compartilhe isso:

Qual é o motivo que faz você querer ser caminhoneiro? Liberdade, aventura, conhecer todo o Brasil… São muitos os possíveis, mas o problema é que para quem não tem exemplos na família, falta informação e oportunidade. Então, se você quer entrar para o mundo dos transportes mas não sabe por onde começar, continue lendo este artigo que eu vou te ajudar.

Passo 1: habilitação profissional

Você vai precisar de no mínimo a categoria C. Ela pode ser tirada um ano após a B, contando o período de permissão. Ou seja, quando você for trocar sua permissão pela CNH definitiva, já pode mudar para a habilitação C. Com a carta C você pode dirigir veículos de carga não articulados, isto é, pode dirigir caminhões tocos e trucados. Entretanto, não pode dirigir carretas nem veículos de passageiros.

Para a categoria D, você precisa ter no mínimo 21 anos e ter dois anos de categoria B ou um ano de categoria C. Com a categoria D você pode guiar o mesmo que a categoria C, além de veículos para mais de 8 passageiros ou cargas perigosas.

Por fim, a categoria E. Para veículos de mais de um módulo, é obrigatório ter CNH E. Para tirar a categoria E você precisa ter no mínimo 21 anos e estar habilitado nas categorias C ou D há pelo menos um ano.

Passo 2: Cursos profissionalizantes

Alguns tipos de transporte exigem cursos específicos. Por exemplo, quem pretende trabalhar com combustíveis terá que fazer um curso para movimentação de cargas perigosas. Isso é obrigatório por lei, mas existem outros cursos gerais que podem ajudar o aspirante a motorista a se profissionalizar e com isso conseguir um emprego ou clientes mais facilmente.

Um deles é o MOPP. O Curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos é exigido de todos os motoristas que irão carregar combustíveis, produtos químicos e similares. A carga horária varia de 40 a 60 horas, de acordo com a instituição. É importante procurar instituições idôneas. Como o curso é muito requisitado no mercado, existem diversas escolas onde ele pode ser feito.

Para o Transporte de Cargas iIndivisíveis, geralmente compostas de uma grande peça única ou com dimensões que ultrapassam as estabelecidas por lei, é necessário ter este curso que tem carga horária similar à do MOPP.

Por fim, o transporte coletivo de passageiros e transporte escolar. Para atuar no transporte de pessoas não basta ter CNH D, é necessário também fazer o curso de Transporte Coletivo de Passageiro ou Transporte Escolar. Nesses cursos o alunos vai aprender como lidar com pessoas e como transportá-las em segurança.

Basicamente é isso, meu futuro companheiro de profissão. Gostou das dicas? Embarque nessa comigo que em breve eu vou postar mais dicas.

Geraldo Souza

Meu nome é Geraldo Souza e sou caminhoneiro há mais de 30 anos. Por isso, aos 58 anos de vida, decidi contar nesse blog as minhas experiências vividas em milhares de quilômetros percorridos Brasil afora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *