Qual é o motivo que faz você querer ser caminhoneiro? Liberdade, aventura, conhecer todo o Brasil… São muitos os possíveis, mas o problema é que para quem não tem exemplos na família, falta informação e oportunidade. Então, se você quer entrar para o mundo dos transportes mas não sabe por onde começar, continue lendo este artigo que eu vou te ajudar.
Passo 1: habilitação profissional
Você vai precisar de no mínimo a categoria C. Ela pode ser tirada um ano após a B, contando o período de permissão. Ou seja, quando você for trocar sua permissão pela CNH definitiva, já pode mudar para a habilitação C. Com a carta C você pode dirigir veículos de carga não articulados, isto é, pode dirigir caminhões tocos e trucados. Entretanto, não pode dirigir carretas nem veículos de passageiros.
Para a categoria D, você precisa ter no mínimo 21 anos e ter dois anos de categoria B ou um ano de categoria C. Com a categoria D você pode guiar o mesmo que a categoria C, além de veículos para mais de 8 passageiros ou cargas perigosas.

Por fim, a categoria E. Para veículos de mais de um módulo, é obrigatório ter CNH E. Para tirar a categoria E você precisa ter no mínimo 21 anos e estar habilitado nas categorias C ou D há pelo menos um ano.
Passo 2: Cursos profissionalizantes
Alguns tipos de transporte exigem cursos específicos. Por exemplo, quem pretende trabalhar com combustíveis terá que fazer um curso para movimentação de cargas perigosas. Isso é obrigatório por lei, mas existem outros cursos gerais que podem ajudar o aspirante a motorista a se profissionalizar e com isso conseguir um emprego ou clientes mais facilmente.
Um deles é o MOPP. O Curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos é exigido de todos os motoristas que irão carregar combustíveis, produtos químicos e similares. A carga horária varia de 40 a 60 horas, de acordo com a instituição. É importante procurar instituições idôneas. Como o curso é muito requisitado no mercado, existem diversas escolas onde ele pode ser feito.



Para o Transporte de Cargas iIndivisíveis, geralmente compostas de uma grande peça única ou com dimensões que ultrapassam as estabelecidas por lei, é necessário ter este curso que tem carga horária similar à do MOPP.
Por fim, o transporte coletivo de passageiros e transporte escolar. Para atuar no transporte de pessoas não basta ter CNH D, é necessário também fazer o curso de Transporte Coletivo de Passageiro ou Transporte Escolar. Nesses cursos o alunos vai aprender como lidar com pessoas e como transportá-las em segurança.
Basicamente é isso, meu futuro companheiro de profissão. Gostou das dicas? Embarque nessa comigo que em breve eu vou postar mais dicas.
One thought to “Como ser caminhoneiro: habilitação e cursos”